Comitê Gestor Atual
Este comitê se compromete com o trabalho da rede por:
-
Acreditar na necessidade de apoio aos pesquisadores brasileiros que vem para a Itália e daqueles que têm interesse em vir;
-
Ver a necessidade de maior disseminação dos resultados de nossos trabalhos científicos;
-
Desejar contribuir com o estreitamento dos laços científicos e tecnológicos entre os dois países.
Audrey Franceschi
Pesquisadora em farmacologia, neurociência e nanomateriais da Scuola Internazionale di Studi Avanzati di Trieste. Realizou Mestrado e Doutorado em farmacologia pela USP - Ribeirão Preto e estágio de Pós-Doutorado na USP e UFRJ. Seu interesse em pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico a instigou a participar da Rede Diáspora Ricercatori para auxiliar no processo de transferência de tecnologia em redes de colaboração entre o Brasil e a Itália.
Camilla Martins dos Santos Benevides
Jurista especializada em Direito do Trabalho. Doutoranda em Direito em regime de cotutela na Università degli Studi di Roma “La Sapienza” e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas e Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pela PUC/PR. Advogada no Brasil e em Portugal. Acredita que a rede diáspora seja importante para fortalecer o intercâmbio de conhecimentos, experiências e projetos entre pesquisadores, que ainda que de diferentes áreas do conhecimento, compartilham do mesmo interesse: a pesquisa científica.
Dayana Loverro
Doutoranda em Letras pela USP, com foco em Literatura brasileira traduzida na Itália, é membro de grupos de pesquisa na área de Italianística no Brasil. Concluiu período sanduíche pela Università degli Studi Roma Tre e atua como professora de Italiano e Português como língua estrangeira. É também tradutora, intérprete e redatora. Aliando suas experiências na criação de pontes entre instituições e profissionais no eixo Brasil - Itália, deseja colaborar no estabelecimento e no fortalecimento das relações bilaterais junto à Diáspora Ricercatori.
Eduardo Bacani
É arquiteto e urbanista. Desenvolve pesquisa nas áreas de História da Arquitetura e Preservação do Patrimônio Cultural. Mestre e doutorando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, é bolsista da FAPESP e, atualmente, desenvolve um estágio de doutoramento na Università di Roma La Sapienza. Juntou-se a Rede Diáspora Ricercatori visando a cooperar com a união de pesquisadores brasileiros de diferentes áreas em torno do interesse de um maior intercâmbio no eixo Brasil-Itália.
Elias Canal
Jurista especializado em integração europeia e direitos humanos pela Università di Perugia, com mestrado em direito processual pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente trabalha no projeto italiano Justiça Ágil - por uma justiça justa: inovação e eficiência nos órgãos judiciários. Membro da diplomacia científica italiana - Innovitalia 2023, com pesquisa desenvolvida na Universidade Aristóteles de Thessaloniki. Acredita no fortalecimento da rede Diáspora Ricercatori como ambiente de colaboração científica e solidariedade.
Naiara Posenato
Coordenadora
Jurista especializada em comércio internacional e com doutorado em Direito Internacional e da União Europeia pela Università di Roma La Sapienza. Atualmente é professora associada de Direito Comparado junto à Università degli Studi di Milano. Foi visiting scholar e visiting professor em diversas instituições científicas e universidades brasileiras e europeias. Advogada. Acredita na ideia da Rede Diáspora Ricercatori como forma de estimular a interdisciplinaridade e de criar mais oportunidades para todos.
Renata Campiotto
Arquiteta e urbanista, é aluna de Doutorado Direto na FAUUSP, em convênio de Dupla-Titulação com a Università degli Studi di Ferrara (Unife), Itália, com bolsa FAPESP. Desenvolve pesquisa sobre o uso de tecnologias digitais para a documentação do patrimônio cultural, com vistas a sua preservação. Participou de diversos projetos de cooperação científica entre grupos de pesquisa da Itália e do Brasil. Movida por seu interesse em preservação do patrimônio cultural aliado ao desenvolvimento tecnológico, ela integra a Rede Diáspora visando fortalecer as relações bilaterais Brasil-Itália e estimular a colaboração internacional para o crescimento científico.
Sheila Maués Autiello
Doutora em Letras e Artes pela Universidade Federal do Pará, com foco em Didática do Português Língua Não Materna, Tecnologias da Linguagem Humana, Texto de Especialidade e Didática da Literatura Brasileira. Foi coordenadora adjunta do programa brasileiro PNLD Literário, fusão dos programas Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Atuou como professora de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Pará. Participa de diversos projetos de pesquisa científica entre grupos do Brasil e da Itália. Atualmente é professora de Português Língua Não Materna (Português Brasileiro) junto à Università degli Studi di Milano. Está na Rede Diáspora Ricercatori porque acredita que a conexão entre pesquisadores diasporados, de disciplinas e instituições diferentes, atravessa as fronteiras epistemológicas de cada ciência, permite o diálogo de saberes, estimula a diversidade e gera sinergia e inovação.